5G
Publicidade

Por TechTudo

Carolina Ochsendorf/TechTudo

O 5G está chegando aos poucos ao Brasil. Várias capitais contam com a nova internet móvel, o que pode levar os usuários à seguinte dúvida: como fazer o teste de velocidade 5G para saber se o celular está realmente conectado à novidade? Existem algumas ferramentas que auxiliam neste processo. Confira, nas linhas a seguir, como fazer o procedimento.

É importante ressaltar que as operadoras estão liberando o chamado 5G puro (5G SA, no termo técnico), em capacidade máxima, cidade a cidade. A lista atual contempla Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador. Este tutorial mostra especificamente como averiguar este tipo de 5G. Além dele, existem as variantes 5G DSS e 5G NSA.

Confira tudo sobre o 5G no Brasil

Confira tudo sobre o 5G no Brasil

Como testar a velocidade do 5G

Passo 1. É essencial ter um celular compatível com 5G. A Anatel publicou uma lista com todos os aparelhos nestas condições. Certifique-se de que o seu smartphone está nela. Caso ele exiba o selo de “5G” na área de notificações, é sinal de que está neste ambiente.

Passo 2. Desligue a recepção de Wi-Fi.

Passo 3. O 5G SA funciona numa radiofrequência específica contemplada pelas bandas 77 (usada no exterior) e 78 (usada no Brasil). Portanto, é preciso checar se o celular está conectado a estas bandas. O passo a passo muda entre os sistemas de telefone.

  • No iPhone (iOS): abra o Telefone, digite *3001#12345#* e toque no botão de discar. Verifique a numeração listada em “Band Info”.
  • No Android: instale o aplicativo Network Cell Info Lite & Wifi. Abra o app e dê as autorizações requisitadas. A tela inicial terá, na metade superior, a rede conectada ao SIM card principal. Deverá constar o nome da operadora e, mais à direita, um número próximo da palavra “band”.

Teste de banda no iPhone e no Android; neste exemplo, telefones estão apenas no 4G — Foto: TechTudo

Em ambos os casos, o importante é confirmar que o celular está conectado à banda 77 ou à banda 78, que indicam a radiofrequência de 3,5 GHz, destinada ao 5G SA. Qualquer coisa diferente disso pode até ser a tecnologia 5G, mas não em capacidade máxima.

Cabe mencionar que, até a última atualização deste texto, a Apple não havia liberado a atualização de software que permitiria aos iPhones do Brasil se conectarem ao 5G SA – eles são capazes de usar o 5G DSS e o 5G NSA, mas não a variante pura. O update foi liberado para modelos de Samsung, Motorola, Xiaomi, Realme e Asus.

Passo 4. Agora é a hora de fazer o teste de velocidade. Existem diversas opções gratuitas, como o Speedtest Ookla ou o velocímetro da Opensignal. Todos eles servem o propósito de enviar e receber dados a um servidor de internet específico para calcular a taxa de transmissão de dados. Como parâmetro, o 5G SA tem velocidades a partir de 800 Mb/s e pode ultrapassar 1 Gb/s em condições ideais.

Mais do TechTudo