Redes sociais
Publicidade

Por Júlio César Gonsalves, Para o TechTudo


O WhatsApp, mensageiro disponível para celulares Android e iPhone (iOS), ganhou várias atualizações em 2022 - inclusive com recursos muito desejados pelos usuários. A possibilidade de tirar o status “online” do perfil, sair dos grupos de “fininho” e reagir às mensagens com todos os emojis disponíveis no teclado são algumas das principais novidades do serviço. Vale lembrar, porém, que, para utilizá-las, é preciso estar com o app atualizado na versão mais recente. A seguir, conheça cinco funções úteis que foram incluídas no WhatsApp recentemente e veja como ativá-las.

WhatsApp recebe diversos recursos novos para melhorar a experiência de usuários; saiba quais são e como utilizá-los — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

1. Reagir às mensagens

Reagir a mensagens com qualquer emoji é um dos recursos que chegaram ao app recentemente. Com ele, usuários podem escolher uma entre as 3,6 mil carinhas disponíveis no teclado para usar nas conversas do app. A atualização da funcionalidade - que antes contava com apenas seis emojis - cria mais uma possibilidade de interação na plataforma, diminuindo a quantidade de mensagens enviadas em grupos, por exemplo.

Para usar a novidade, segure a mensagem desejada até que as primeiras reações disponíveis apareçam. Então, toque no símbolo (+) para visualizar as demais opções e selecione o emoji desejado. Feito isso, a figura será exibida embaixo do texto. Para remover uma reação enviada por engano, basta apertar sobre ela e, em seguida, tocar novamente para remover.

Escolha qualquer emoji para reagir às mensagens no WhatsApp — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

2. Envio de mídias grandes

Outra atualização que surgiu no WhatsApp há pouco é o envio de arquivos com até 2 GB - o que pode facilitar a troca de documentos, imagens e vídeos em alta resolução, por exemplo. Antes, o limite para os anexos era de até 100 MB. Para utilizar o recurso, entre na conversa desejada, toque sobre o símbolo de + (no iPhone) ou de Clips (no Android) e selecione "Documento". Então, vá até o local do arquivo e aperte sobre ele. Feito isso, basta esperar o carregamento e pressionar o botão de envio.

Na hora de enviar ou baixar arquivos grandes, o app vai exibir um contador, de modo a permitir que o usuário tenha uma noção do tempo necessário para a conclusão da tarefa. Para acelerar esse processo, é recomendado o uso de uma rede Wi-Fi.

É possível enviar arquivos grandes através do botão “Documentos” do WhatsApp — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

3. Remover o 'online'

No pacote de novidades anunciado na última terça-feira (9), o WhatsApp apresentou o recurso de tirar o status ‘online’ do perfil, de forma a garantir mais privacidade ao usuário durante a utilização do app. Assim, é possível decidir se quer ou não que seus contatos saibam quando estiver ativo no app. Antes do lançamento oficial da função, era preciso recorrer a alguns truques para manter a privacidade no mensageiro, o que fazia com que o recurso fosse muito requisitado.

A opção não fica habilitada por padrão. Por isso, é preciso ativá-la a partir das configurações do mensageiro. Então, vá em Conta > Privacidade > Visto por último > e marque a opção “Ninguém”. Também é possível escolher entre outras alternativas, como "Meus contatos" e "Meus contatos, exceto...".

WhatsApp permite ocultar o status "online" em nova atualização; tudo o que você precisa saber — Foto: Divulgação/Meta

4. Sair de grupos silenciosamente

A saída silenciosa dos grupos foi o primeiro recurso do pacote anunciado na última terça-feira (9) a ser liberado. Essa função não exige que o usuário ative qualquer recurso, basta que o aplicativo esteja atualizado em celular Android ou iPhone (iOS). Feito isso, abra o WhatsApp > toque na conversa da qual não quer mais participar > aperte no nome do grupo na parte superior > role a tela e selecione “Sair do grupo”. Então, confirme a ação ao pressionar em “Sair do grupo”.

Com a atualização, o alerta de saída do grupo aparece apenas para os administradores. Contudo, caso acessem a lista de membros, outros participantes do grupo podem identificar a sua ausência.

Essa função resolveu uma reclamação antiga dos usuários, pois, antes, quando alguém era adicionado a um grupo sem o seu consentimento ou estava simplesmente cansado de participar de alguma conversa, não havia como sair sem que o aplicativo avisasse a todos.

Veja como sair do grupo do WhatsApp de fininho sem notificar outros membros — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

5. Áudio fora da conversa

Anunciada no fim de março, a função visa melhorar a experiência de quem conversa por áudio no WhatsApp. Para usá-la, basta entrar na conversa, dar play no áudio, e, em seguida, sair do chat. A gravação vai continuar a ser reproduzida mesmo fora da conversa, sendo exibido na parte superior do app.

Além disso, o recurso permite visualizar o áudio em forma de ondas e acelerar a mensagem até o dobro da velocidade. Já na hora de enviar as mensagens de voz, as novidades incluem a possibilidade de pausar uma gravação no meio enquanto pensa no que vai falar, e ouvir o áudio antes de enviá-lo.

WhatsApp trouxe novidades para as mensagens de áudio em 2022 — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

O recurso permite otimizar o tempo, por exemplo, pois torna possível participar de outras conversas e ouvir o áudio simultaneamente. Caso precise fechar o WhatsApp por qualquer motivo, a mensagem vai ser interrompida. Mas ao abrir o app novamente, o áudio estará no alto da tela para continuar a ouvir.

Com informações de TechTudo (1, 2, 3) e WhatsApp (1 e 2)

Veja também: WhatsApp ganha opção de tirar 'online' e mais funções aguardadas

WhatsApp ganha opção de tirar 'online' e mais funções aguardadas

WhatsApp ganha opção de tirar 'online' e mais funções aguardadas

Mais do TechTudo