Produtividade
Publicidade

Por Mariana Tralback, para o TechTudo

Divulgação

Dormir rápido pode ser difícil, especialmente por conta dos inúmeros estímulos visuais que recebemos antes de deitar. Por isso, celulares Android e iPhone (iOS) contam com recursos e apps - nativos e terceiros - que podem ajudar na tarefa. Entre eles, estão o modo noturno, que ajusta o brilho e as cores do smartphone; Limite de Tempo, que fecha aplicativos em um horário determinado; e serviços externos, como Calm e HeadSpace, que oferecem meditações guiadas e áudios relaxantes. Nesse sentido, veja, a seguir, cinco coisas para fazer no celular e dormir melhor e mais rápido.

Lista reúne recursos para Android e iPhone (iOS) que podem ajudar os usuários a terem boas noites de sono — Foto: Divulgação/Pexels

1. Ativar o Modo Noturno

A ativação do modo noturno ajusta cores e tira o brilho excessivo das telas dos smartphones, o que traz mais conforto para os olhos. O recurso é ideal para ser usado a noite, nos momentos antes de dormir, visto que a diminuição dos estímulos visuais pode melhorar a qualidade do sono. Para fazer a ativação em Android, basta tocar em “Modo Noturno”, na aba de configurações rápidas do celular. Outra maneira de habilitar o recurso é recorrer a apps de terceiros, como o Dark Mode, disponível na Google Play Store.

No iPhone (iOS), a opção é chamada de Night Shift e pode ser ativada de duas maneiras: na primeira, abra a Central de Controle, pressione a barra do controle de brilho e, então, toque no sol, na parte inferior da tela. Outra forma de habilitar a função é acessar "Ajustes" > "Tela e Brilho" > "Night Shift". Nessa opção, ainda é possível definir um horário para a ativação automática da ferramenta, além de ajustar a temperatura da cor.

Ativação do Modo Noturno ajusta o brilho da tela para gerar maior conforto visual — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

2. Definir Limite de Tempo para aplicativos

Outra forma de garantir uma boa noite de sono é limitar o tempo gasto em aplicativos, como jogos e redes sociais. Essa é mais uma opção que visa diminuir estímulos visuais, e, por isso, ela fecha apps depois de um período pré-determinado pelo próprio usuário. Para ativar a opção no Android, acesse "Configurações" > "Bem-estar digital e controle dos pais" > "Painel". Selecione um app e, então, toque em “Timer de uso do app” para definir o tempo. Vale ressaltar que à meia-noite de cada dia, o período é “zerado” para recomeço da contagem.

No iPhone (iOS), acesse "Ajustes" > "Tempo de Uso" e ative a opção. Em seguida, toque em “Limites de Apps” > “Adicionar Limite”, e escolha uma ou mais categorias de aplicativos. Por fim, toque em “Seguinte”, defina o período desejado e selecione o botão “Adicionar”. Caso queira, é possível fazer a definição individual do tempo ao tocar em uma categoria e visualizar todos os apps que pertencem a ela. Então, basta selecionar um para limitar.

Recurso do Android e iPhone (iOS) fecha aplicativos automaticamente após tempo determinado pelo próprio usuário — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

3. Configurar agenda de sono no app Saúde (iOS) ou Bem-estar Digital (Android)

Celulares também podem ser grandes aliados na criação de uma rotina automatizada para dormir e acordar. É possível, por exemplo, definir horários para se deitar e levantar, visando descansar durante uma quantidade determinada de horas. No Android, a opção pode ser ativada através da área “Bem-estar digital e controle dos pais”; para isso, toque em “Configurações” > “Bem-estar digital e controle dos pais” > Modo hora de dormir. Na página seguinte, selecione “Com horário programado” e defina um período para acordar e para dormir, além de selecionar os dias da semana.

No iPhone, abra o app "Saúde" e toque em explorar, na parte inferior direita da tela. Em seguida, selecione "Sono" e role para baixo até visualizar seus horários. Toque em "Horários e Opções" > "Adicionar horários de sono" > "Adicionar Outros Horários”. Faça os ajustes dos dias da semana e horários para dormir e acordar. Assim, o celular sempre enviará um lembrete na hora de dormir e um alarme soará no momento de acordar.

Ferramenta “Hora de Dormir” ajuda na criação de uma rotina de sono, através de horários definidos para dormir e acordar — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

4. Habilitar o recurso "Não Perturbe"

Para garantir uma noite de sono sem interrupções, também é possível ativar a ferramenta "Não perturbe", que silencia chamadas e notificações no celular em um horário determinado pelo usuário. Assim, ao fim do período, as configurações voltam ao “normal” e qualquer pessoa da lista pode entrar em contato.

Para fazer a ativação no Android, basta deslizar a tela de cima para baixo e tocar no botão "Não perturbe". As configurações do recurso podem ser alteradas em Configurações > Som e vibração > Não perturbe. Já nos celulares da Apple, acesse a página “Ajustes” e toque em “Não Perturbe”. Em seguida, selecione as opções personalizadas para notificações e chamadas.

Com recurso "Não Perturbe", usuários só recebem notificações e chamadas de contatos selecionados — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

5. Usar app para relaxar

Algumas aplicativos também podem contribuir para uma noite mais tranquila. O Calm, disponível na Play Store e na App Store, dá acesso a histórias para dormir, meditações guiadas, músicas e paisagens sonoras - recursos que podem ajudar os usuários a pegarem no sono de forma leve. Para isso, basta tocar na opção “Para dormir”, na página inicial do app, e escolher o conteúdo desejado.

Outra opção de app é o Headspace, que também conta com uma aba específica para a hora de dormir. Para acessá-la, é preciso tocar na opção “Sono”, na parte inferior da tela. Lá, são disponibilizados diversos recursos relaxantes, como áudios exclusivos, paisagens sonoras e exercícios de meditação e respiração. O download pode ser feito gratuitamente através da Play Store e da App Store.

Apps podem contribuir para uma noite de sono mais leve, através de recursos como meditações guiadas e sons relaxantes — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

Com informações de Apple e Android Help

Veja também: 7 funções que seu celular tem e você não conhece!

7 funções que seu celular tem e você não conhece!

7 funções que seu celular tem e você não conhece!

Mais do TechTudo