Jogos casuais
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Jornada do Acolhimento é um jogo criado para o Setembro Amarelo que conscientiza sobre como acolher pessoas que sofrem com um quadro de depressão. O game fala sobre o assunto em diferentes estágios da vida, desde a descoberta, o tratamento e como ajudar pessoas que sofrem com a doença. É possível jogar o título diretamente em seu navegador de internet no PC ou celular Android e iPhone (iOS). Basta entrar no site e depois clicar em "Press Start".

Jornada do Acolhimento ensina sobre os diferentes estágios da depressão em uma aventura interativa — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

O game é como uma pequena aventura interativa onde o jogador se move com as setas, ou controles de toque, e interage em situações específicas para pegar um item essencial ou ler um cartaz informativo.

Ocasionalmente há pequenos desafios como saltar para evitar obstáculos e minigames de ritmo ou memória, mas não se preocupe se não conseguir acompanhá-los, pois eles fazem parte da narrativa. Através do jogo são comentados os sinais de depressão, formas de ajudar e também os estigmas que prejudicam pessoas que sofrem com a doença.

Há quatro jornadas disponíveis e vários personagens para escolher. A primeira é sobre a descoberta, para reconhecer os sinais da depressão e buscar ajuda. A segunda aborda a superação e informa sobre como pessoas que são resistentes ao tratamento podem demorar para ver resultado.

Jornada do Acolhimento fala também sobre os estigmas associados à doença — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

A terceira fase é sobre esperança e ensina o jogador a aprender a ajudar alguém que sofre com depressão. Na última jornada, chamada "cuidado", o jogador assume o papel de médico, mostrando os bastidores do atendimento dos profissionais com os seus pacientes.

O jogo foi desenvolvido pelo movimento Falar Inspira Vida para o Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio realizada no Brasil. O mês foi escolhido por 10 de setembro ser o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Segundo o movimento, 12 milhões de brasileiros sofrem com a depressão e a ideia proposta pelo game aumentar o diálogo sobre a doença.

Com informações de Falar Inspira Vida

Saiba tudo sobre Pokemon Unite, novo MOBA da Nintendo

Saiba tudo sobre Pokemon Unite, novo MOBA da Nintendo

Mais do TechTudo