Celular
Publicidade

Por Rômulo Diego Moreira, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

O governo da Índia pode tornar obrigatória a entrada USB-C para recarga de celulares e outros dispositivos eletrônicos. Trata-se de mais um país que estuda se unir a um movimento iniciado pela União Europeia e que deve impactar diretamente a Apple, que ainda utiliza a porta Lightning para repor a bateria do iPhone.

O assunto aos poucos ganha contornos internacionais. No Brasil, a Anatel está realizando uma consulta pública sobre o tema. Os Estados Unidos também debatem a questão, e dois legisladores pediram que o governo obrigasse o uso de um único carregador até 2024.

Conector Lightning está em uso desde 2012 — Foto: Marvin Costa/TechTudo

A Índia pode tornar obrigatório que smartphones e tablets tenham uma porta de carregamento comum nos próximos anos. Um funcionário ministerial revelou que o governo se reunirá com fabricantes do setor e organizações específicas do mercado de tecnologia para avaliar a possibilidade de acabar com o uso de vários carregadores.

O governo indiano considera que produtos fora do padrão mundial serão alocado no mercado indiano caso as fabricantes não sejam pressionadas por mudanças. Além disso, a decisão estaria em convergência com medidas para contar a crise ambiental e climática, já que resultaria na diminuição do lixo eletrônico na Índia.

USB-C deve se tornar O padrão mundial — Foto: Vitor Grama/TechTudo

Em junho de 2022, diversas organizações da União Europeia concordaram em implementar uma única porta de carregamento móvel para dispositivos móveis e outros aparelhos. Celulares, tablets, e-readers, fones de ouvido, câmeras digitais, fones de ouvido e headsets, consoles de videogames portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis ​​por cabo com fio terão que usar o USB-C, independentemente do fabricante. A política entra em vigor a partir de 2024.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza consulta pública 45/2022 para definir os requisitos técnicos que padronizarão carregadores de telefones celulares no formato USB-C. As contribuições podem ser enviadas até 26 de agosto.

Confira o resumão sobre o iPhone 13

Confira o resumão sobre o iPhone 13

Atualmente, as maiores empresas de tecnologia do mundo – como Xiaomi, Realme, Oppo, OnePlus, Motorola e Samsung – adotaram o USB-C em seus smartphones. Caso queiram trocar de aparelho, os usuários dessas marcas não precisariam obter novos carregadores separadamente.

A Apple é a única marca de smartphones de ponta a ter seu slot de carregamento. A proprietária no iPhone utiliza o Lightning desde 2012. Embora não fale oficialmente sobre o tema, a empresa americana faz testes com o iPhone entrada USB-C e deve adotar o padrão no iPhone 15, portanto, duas gerações à frente do atual iPhone 13.

Com informações de India Today, My Smart Price e Anatel

Mais do TechTudo