Tablet
Publicidade

Por Rômulo Diego Moreira, para o TechTudo

Reprpdução/9to5mac

Um iPad será enviado ao espaço pela NASA, nas proximidades da Lua, para testar a Alexa em uma aeronave não tripulada. A ideia é demonstrar como os comandos de voz podem melhorar a forma como os astronautas vivem e trabalham no espaço. Deste modo, o tablet da Apple atuará comunicando-se com a assistente de voz da Amazon. A informação foi divulgada esta semana, no blog oficial da agência espacial norte-americana. A previsão de lançamento é para o dia 29 de agosto.

Esta missão, chamada Artemis 1, tem como meta estabelecer infraestrutura para apoiar o futuro da exploração lunar e do espaço profundo. Com isso, a NASA lançará o seu novo foguete chamado Space Launch System (SLS) em conjunto com a espaçonave não tripulada chamada Orion.

iPad fará o papel do astronauta falando com a Alexa — Foto: Reprodução/9to5mac

Para o experimento, a Alexa e o WebEx da Cisco estão trabalhando em parceria. Um dos objetivos é provar que, no futuro, os astronautas possam acessar informações sobre status de voo e telemetria — como orientação da espaçonave, níveis de abastecimento de água ou status de voltagem da bateria —, por meio de comandos de voz simples.

A imagem dos integrantes da missão na Terra será exibida no tablet e o áudio reproduzido pelo alto-falante. Deste modo, o iPad atuará como um astronauta. A Alexa, então, capturará o áudio e responderá aos comandos.

Foguete SLS vai testar o escudo térmico da Orion durante a reentrada na atmosfera da Terra — Foto: Reprodução/9to5Mac

A NASA tem como alvo a manhã de 29 de agosto para o lançamento do SLS e Orion para Artemis 1. Com isso, o primeiro iPad a voar em uma missão lunar da NASA deve deixar o seu legado na história.

Com informações de 9to5Mac

Mais do TechTudo