TVs
Publicidade

Por Igor Nishikiori, para o TechTudo

Divulgação/LG

A LG anunciou, nesta quarta-feira (10), uma nova TV OLED 4K de 97 polegadas. O aparelho é capaz de reproduzir áudio 5.1 direto da tela, sem a necessidade de alto-falantes ou soundbar. Segundo a gigante sul-coreana, a tecnologia consegue criar "um nível de imersão cinematográfica", além de resolver o antigo problema do som fraco em displays de tela plana. Por enquanto, não foram divulgados preços nem data de lançamento.

De acordo com a LG, a nova TV OLED EX de 97 polegadas terá uma das maiores telas do mundo, empatando com a LG OLED Evo apresentada durante a feira de eletrônicos CES 2022. A série OLED EX, que tem esse nome por ser uma evolução dos painéis de OLED atuais, promete imagens com até 30% mais brilho, maior nitidez e displays ainda mais finos graças à adição de novos materiais orgânicos e um algoritmo aprimorado.

Nova TV da LG tem tela de quase cem polegadas — Foto: Divulgação/LG

A grande novidade fica por conta da tecnologia chamada de CSO (Cinematic Sound OLED). Ela usa uma fina camada atrás do painel da TV que vibra e reproduz o áudio direto da tela. A inspiração vem das telas de cinema, que contam com alto-falantes por trás da tela. Segundo a empresa, o sistema consegue reproduzir som surround de até 5.1 canais.

A tecnologia CSO não é exatamente inédita: ela chegou a ser aplicada no smartphone LG G8 ThinQ e no protótipo de uma TV flexível de 48 polegadas da LG, apresentada na CES 2021. Além disso, a Sony tem um sistema semelhante, chamado de Acoustic Surface Audio, presente em alguns modelos de TV da marca desde 2017.

Além do televisor gigante de 97 polegadas, a LG também anunciou dois modelos menores, de 42 e 48 polegadas e também da série OLED EX, voltados para o público gamer. A empresa não divulgou se ambos contarão com a tecnologia CSO.

Com informações de The Verge, Ars Technica e TechRadar

No vídeo abaixo, veja seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV

Seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV

Seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV

Mais do TechTudo