Redes sociais
Publicidade

Por Thaisi Carvalho, para o TechTudo


"Low profile" significa "discreto", em tradução do inglês para o português. De acordo com o Cambridge Dictionary, o termo faz referência a ações ou comportamentos que não chamam atenção e não geram interesse no público. Nas redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook, a expressão refere-se às pessoas que costumam ficar offline por longos períodos e não fazem muitas publicações, seja nos Stories ou no feed, optando por manter um perfil mais discreto, com poucos amigos ou seguidores. Ou seja, o termo qualifica indivíduos que não usam, ou usam com baixa frequência, as mídias sociais.

A prática divide opiniões. Alguns afirmam que ser low profile traz inúmeros benefícios, como evitar a exposição da vida pessoal para os bisbilhoteiros virtuais de plantão. Outros também dizem ter ganhado mais qualidade de vida ao diminuir o uso das redes sociais, sentindo-se mais produtivos, focados e dispostos. Há, ainda, relatos de melhorias na saúde mental, já que as pessoas param de comparar a própria vida com a de influenciadores e outras pessoas que seguem, o que pode causar sensações de fracasso e frustração.

O que é low profile? Termo refere-se a pessoas que usam pouco as redes sociais — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Como ganhar curtidas no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo

Por outro lado, há quem se incomode com usuários que escolhem essa prática. É o caso daqueles que alegam ser difícil "stalkear crushs low profile", principalmente no Instagram. A baixa exposição impede o interessado de saber mais a respeito da vida da pessoa, como os lugares que ela frequenta, seus amigos mais próximos e sua relação com a família, estudos e trabalho. Sem essas informações, é mis complicado fazer uma aproximação virtual. Críticos ao estilo low profile alegam ainda que ele afasta os indivíduos da vida social, mesmo que digital, e do contato com outras pessoas.

Como ser low profile

Se você tem interesse em ser uma pessoa low profile, a primeira dica é diminuir o uso de todas as redes sociais nas quais você tem conta. Para isso, é possível recorrer a táticas como desativar as notificações e excluir os aplicativos do celular. Caso deseje manter os aplicativos, use-os apenas para consumo de conteúdo e não faça publicações frequentes no feed ou Stories.

Manter um círculo pequeno de amigos ou seguidores e não deixar a conta aberta, ou seja, exposta para qualquer pessoa na Internet, também são maneiras de aderir à prática. Por fim, caso tenha mais afinidade com determinada rede social em comparação às outras, a alternativa pode ser excluir definitivamente a sua conta. Assim, você pode impedir a si mesmo de acessá-la e fazer postagens com frequência.

Com informações de Cambridge Dictionary e Reddit

Veja também: como tirar o "online" do WhatsApp e outras funções aguardadas

WhatsApp ganha opção de tirar 'online' e mais funções aguardadas

WhatsApp ganha opção de tirar 'online' e mais funções aguardadas

Mais do TechTudo