Internet
Publicidade

Por Ana Letícia Loubak, da Redação


O site Nota Carioca está fora do ar nesta segunda-feira (15), após um ataque hacker ao Datacenter da Prefeitura do Rio na madrugada de hoje. Com isso, usuários ficam impossibilitados de acessar a plataforma e emitir notas fiscais. A ação criminosa inviabilizou também o acesso a outras páginas da Prefeitura, como a página principal do órgão e o portal Carioca Digital, que reúne diversos serviços que o município presta ao cidadão. Segundo a Prefeitura, os sistemas fazendários não chegaram a ser afetados pela ação dos criminosos, e foram retirados do ar para evitar novos danos.

Dados do Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas em tempo real, mostram que o interesse sobre o termo "nota carioca" começou a registrar aumento às 07h24 de hoje, tendo atingido seu ápice às 15h. O problema ainda persiste. Técnicos da Iplan Rio (Empresa Municipal de Informática) estão trabalhando para resolver a situação, mas ainda não há previsão de reestabelecimento dos sistemas.

Site Nota Carioca está fora do ar após ataque hacker; entenda — Foto: Divulgação/Prefeitura

O ataque hacker impediu usuários do serviço de emitir notas fiscais. Sem saberem que a indisponibilidade no sistema ocorreu devido a uma ação criminosa, usuários cadastrados no Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços digitais, aproveitaram a seção de comentários da página para entender o que poderia estar acontecendo com o site Nota Carioca. "Estou tentando acessar o site do nota carioca e simplesmente não abre. Alguém mais com esse problema?", perguntou um usuário.

Pesquisas por "nota carioca" no Google registraram aumento nas últimas horas — Foto: Reprodução/Google Trends

Muitos também foram ao Twitter reclamar sobre a situação e cobrar um posicionamento da Prefeitura. A página oficial da entidade não se manifestou a respeito. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, limitou-se a compartilhar notícia do jornal O Globo informando sobre o hackeamento.

Com informações de O Globo e Extra

Veja também: Quatro dicas para proteger suas informações online

Quatro dicas para proteger suas informações online

Quatro dicas para proteger suas informações online

Mais do TechTudo