Lançadores e buscadores
Publicidade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


A enfermeira australiana Elizabeth Kenny é homenageada com um Doodle na página inicial do Google nesta quarta-feira (5). A profissional foi responsável pela criação de um método revolucionário de tratamento para a poliomielite que curou milhares de pacientes ao redor do mundo. A ilustração mostra a enfermeira ensinando o método em um quadro negro, preparando seu material de trabalho e lecionando. Nesta data, em 1997, foi criado um memorial na Austrália para celebrar a trajetória de Kenny.

O Doodle de Elizabeth Kenny pode ser visto na página inicial do buscador no computador e no celular. A imagem está sendo exibida na Austrália, país natal da homenageada, no Brasil, na Argentina, Nova Zelândia e em alguns países da Europa. Ao clicar na figura, o usuário é levado para a página de resultados de busca sobre a vida da enfermeira. Ainda é possível compartilhar a homenagem por e-mail ou pelas redes sociais.

Doodle do Google homenageia a enfermeira australiana Elizabeth Kenny, criadora de tratamento para a poliomielite — Foto: Reprodução/Google

📝 Por que meus resultados de pesquisas do Google ficam mudando? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

Quem foi Elizabeth Kenny?

Elizabeth Kenny nasceu dia 20 de setembro de 1880, em Nova Gales do Sul, no sudeste australiano. Integrante de uma comunidade agrícola, ela recebeu pouca educação formal, mas sempre se interessou pela literatura médica e pela anatomia humana. Aos 17 anos, se tornou voluntária em um hospital na cidade de Guyra. Depois de trabalhar por mais de uma década, abriu sua própria clínica de enfermagem em Queensland.

Em 1911, Kenny se deparou com seu primeiro caso de poliomielite, ainda sem tratamento padrão na época. Os pacientes ficavam engessados por meses, o que causava atrofia muscular e paralisação permanente. Adotando uma nova perspectiva, Elizabeth curou seus pacientes aplicando compressas quentes e úmidas nos membros afetados, além de fazer exercícios de fortalecimento muscular.

A técnica elaborada por Kenny teve êxito, e a comunidade médica adotou o protocolo, que passou a se chamar “Método Kenny”, considerado uma das formas mais eficazes de tratamento, antes das vacinas. Em 1940, a enfermeira viajou para os Estados Unidos, onde abriu centros de reabilitação, como o Sister Kenny Institute, em Minneapolis, referência mundial no tratamento da pólio.

Kenny recebeu títulos honorários da Universidade Rutgers e da Universidade de Rochester pelo método de tratamento que desenvolveu. Na época, ela foi recebida pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt, que sofria com a pólio. Outro presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, autorizou a entrada de Kenny no país quando quisesse, mesmo sem visto, uma honraria concedida anteriormente a somente um outro cidadão não americano.

Elizabeth Kenny morreu dia 30 de novembro de 1952, vítima das complicações de uma trombose cerebral. Em 5 de outubro de 1997, foi criado o Sister Kenny Memorial House, local que celebra o trabalho da vida da enfermeira, na cidade de Nobby, no Queensland, Austrália.

Com informações do Google

Veja também: Sete truques e jogos escondidos no Google

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Mais do TechTudo