Robótica
Publicidade

Por Barbara Mannara, para o TechTudo


O título de robô bípede mais rápido do mundo agora tem outro dono. O robô Cassie, inventado pela Faculdade de Engenharia da Oregon State University (OSU), nos Estados Unidos, e produzido pela Agility Robotics, quebrou o recorde mundial na prova de 100 m rasos — modalidade olímpica de corrida no atletismo — e agora é a máquina que anda em duas pernas mais rápida já inventada. O vídeo oficial da marca, divulgado na última quarta-feira (28), exibe Cassie em velocidade total na pista, sendo capaz de manter o equilíbrio sem nenhum apoio extra até o fim do teste.

Para quem ficou curioso, Cassie dispara a uma velocidade aproximada de 15 km/h, conseguindo cumprir os 100 m em 24,73 segundos. Isso provavelmente é mais rápido do que você e do que a maioria dos seus amigos, já que a média da corrida de um ser humano normal fica entre 9,97 a 11,74 km/h.

Cassie é o robô bípede com recorde de velocidade na corrida de 100 m rasos — Foto: Divulgação/OSU

É claro, no entanto, que os atletas ganhariam em uma competição com o robô bípede. O atual recorde mundial humano na prova masculina dos 100 m rasos ainda é mantido pelo jamaicano Usain Bolt, com menos da metade do tempo de Cassie — apenas 9,58 segundos, alcançados durante o Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim, na Alemanha.

Testando limites de Cassie

Em 2021, Cassie foi originalmente posta à prova em uma corrida de 5 km. O trajeto demorou 53 minutos para ser concluído, usando apenas uma carga da bateria interna e nenhum cabo de suporte. O novo desafio, apresentado pela equipe da OSU na última quarta-feira (28), teve como objetivo testar os limites máximos do robô em grandes velocidades e pequenas distâncias. Contudo, ensinar uma máquina se locomover com tamanha destreza não é uma tarefa fácil.

Cassie corre mais rápido do que um ser humano normal — Foto: Divulgação/OSU

O time de especialistas conta que um dos principais fazer desafios foi manter Cassie de pé sozinha nos primeiros estágios de aprendizagem, sem que tombasse para os lados. Jonathan Hurst, professor de robótica da OSU, explica que usar as práticas aprendidas para controle de robôs é uma área de estudo ainda recente.

Curioso para ver Cassie em ação? Confira o vídeo oficial do robô quebrando recordes:

Com informações de SlashGear

No vídeo abaixo, veja como usar o filtro do jogo de corrida no Instagram

Jogo de corrida no Instagram: veja como usar o filtro

Jogo de corrida no Instagram: veja como usar o filtro

Mais do TechTudo